A ESGRA é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como missão a promoção dos interesses dos seus associados no âmbito da gestão e tratamento de resíduos, bem como o seu desenvolvimento estratégico e no domínio da investigação de recursos que preservem e potenciem o país como território de desenvolvimento socioeconómico e ambiental.
A Associação foi fundada em agosto de 2009, tendo tido como Associadas Fundadoras: Ambilital, Ambisousa, A.M. Raia-Pinhal, Braval, Ecobeirão, Gesamb, Lipor, Resialentejo, Resíduos do Nordeste, Resitejo e Tratolixo.
Às fundadoras iniciais – excetuando a A.M. Raia-Pinhal que, após fusão com a Valnor, deixou de integrar a Associação, juntaram-se a AMISM e a TERAMB, em 2011. Deste modo, a Associação alargou a sua área de representação ao arquipélago dos Açores.
Em 2014, a configuração da ESGRA voltou a alterar-se com a desvinculação da Tratolixo e a adesão da ECOLEZÍRIA.
No final de 2015 confirmou-se a adesão da EMAR – Água e Resíduos de Vila Real.
Prosseguindo na missão de servir o setor e os seus associados, impunha-se que a designação da associação acompanhasse um percurso de crescimento e esbatimento de barreiras. Mantendo-se o núcleo duro que suporta o objeto da associação e de acordo com o ponto 1 do Artigo 1.º dos Estatutos aprovados em sede de Assembleia Geral, em 17 de Abril de 2015, “A Associação adota a denominação social de ‘ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos’, com a atualização gradual de todos os documentos e instrumentos institucionais de funcionamento e divulgação. Quanto à imagem do logótipo, o carácter mantém-se, sem mudar nenhum aspeto.
No início de 2017, redesenhou-se o mapa da ESGRA, com a adesão da EGF, que se desvinculou no final do ano, e com a aprovação da adesão, no final do mesmo ano, da ARM – Águas e Resíduos da Madeira.
Em abril de 2018 aderiram à ESGRA os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) e, em dezembro do mesmo ano, foi aprovada a adesão / regresso da Tratolixo.
A ESGRA representa atualmente 16 entidades, 14 das quais Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), no Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira – uma área de 41 312 Km2 (44% do Total Nacional) e uma população de 4 169 Milhões de habitantes (40%), correspondente a 1 980 023 toneladas de resíduos por ano (42%), produzidos nos Municípios que constituem a área de intervenção dos seus Associados.
A ESGRA é associada da Municipal Waste Europe (MWE), associação europeia sediada em Bruxelas e interveniente formal junto das instituições comunitárias – Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Comité das Regiões e fóruns especializados de Bruxelas, nomeadamente, no âmbito dos procedimentos legislativos em matéria de resíduos.