No dia 13 de fevereiro de 2024, a Municipal Waste Europe (MWE) realizou, com a ESGRA e outros dos seus membros, uma visita técnica à nova unidade de digestão anaeróbia da Ecowerf, integrada numa instalação de compostagem em Leuven (Lovaina), Flandres (Bélgica).
A instalação começou a funcionar há cerca de um ano e processa aproximadamente 50.000 toneladas de resíduos orgânicos, gerando 12.000 MWh de calor, 11.000 MWh de eletricidade e produzindo 20.000 toneladas / ano de composto, para venda aos cidadãos.
Posteriormente, a delegação da MWE visitou um centro de reutilização e uma loja de artigos em segunda mão, ambos geridos pela Kringwinkel ViTeS, uma associação sem fins lucrativos que se dedica a recolocar no mercado bens usados doados pelo público. A Kringwinkel ViTeS recolhe anualmente 84 000 toneladas de bens, metade dos quais são vendidos nas várias lojas que gere na Flandres.
A Kringwinkel ViTeS realiza também pequenas operações de preparação para a reutilização e dá uma garantia de um ano aos equipamentos elétricos e eletrónicos recondicionados. Adicionalmente, colabora com a autoridade regional para proporcionar formação e emprego, contribuindo desta forma para a reintegração socioprofissional de cidadãos à procura de novas oportunidades.