RECICLAR É AGORA

AGORA – este é o nome do novo filme que explica aos cidadãos a importância de reciclar, que apresenta a realidade de forma simples e que diz quanto custa tratar os resíduos urbanos em Portugal.

O projeto resulta de uma parceria entre a EGF – Environmental Global Facilities, a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos e a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que apresentaram o filme no 12.º Fórum Nacional de Resíduos, no dia 19 de abril, no Hotel Sana Lisboa.

A inspiração para o filme foi dada um ano antes, quando o Município de Campo Maior apresentou a mesma ideia, mas aplicada ao seu município e apresentada em filme de uma forma que a comunidade acolheu com muita satisfação.

O filme tem a duração de 1:45 e para além de estar disponível nos websites das entidades envolvidas, será divulgado em todo o país e por todas as entidades que tratam e valorizam resíduos urbanos em Portugal. Em breve será ainda apresentada uma versão mais curta de 30” que se destina a uma divulgação mais focada nos canais televisivos.

O projeto foi desenvolvido pelas três entidades e contou com o desenvolvimento criativo da agência NOWA.

Sobre a EGF

A EGF, Environmental Global Facilities, é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Reforçada pela sua integração no Grupo MOTA-ENGIL e URBASER, a EGF é sócia maioritária em 11 Concessionárias de tratamento de resíduos: Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul.

Sobre a ESGRA

A ESGRA é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como missão a promoção dos interesses dos seus associados no âmbito da gestão dos sistemas de tratamento de resíduos urbanos, bem como o seu desenvolvimento estratégico, representando atualmente 14 Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos no Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como pela representação de Portugal na Municipal Waste Europe (MWE), Associação Europeia em matéria de resíduos.

Sobre a ERSAR

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos  tem por missão regular os serviços de águas e resíduos, incluindo a regulação da qualidade da água para consumo humano. Visa assegurar que as entidades gestoras destes serviços prestem serviços de qualidade a preços acessíveis. O modelo regulatório integrado da ERSAR assenta em dois planos distintos, mas complementares:

– Regulação estrutural, contribuindo para a organização, regulamentação, capacitação e divulgação de informação dos setores de águas e resíduos.

– Regulação comportamental das entidades gestoras, através da regulação legal e contratual, económica, da qualidade do serviço prestado, da qualidade da água para consumo humano e da interface com os consumidores.