Quem somos

._Logo ESGRA VF-01

A ESGRA é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como missão a promoção dos interesses dos seus associados no âmbito da gestão e tratamento de resíduos, bem como o seu desenvolvimento estratégico e no domínio da investigação de recursos que preservem e potenciem o país como território de desenvolvimento socioeconómico e ambiental.

A Associação foi fundada em 18 de novembro de 2009, tendo tido como Associadas Fundadoras: Ambilital, Ambisousa, A.M. Raia-Pinhal, Braval, Ecobeirão, Gesamb, Lipor, Resialentejo, Resíduos do Nordeste, Resitejo e Tratolixo.

Às fundadoras iniciais – excetuando a A.M. Raia-Pinhal que, após fusão com a Valnor, deixou de integrar a Associação, juntaram-se a AMISM e a TERAMB, em 2011. Deste modo, a Associação alargou a sua área de representação ao arquipélago dos Açores, que desenvolve atualmente um projeto integrado para a gestão de resíduos em todas as ilhas.

Em 2014, a configuração da ESGRA voltou a alterar-se com a desvinculação da Tratolixo e a adesão da ECOLEZÍRIA.

No final de 2015 confirmou-se a adesão da EMAR – Água e Resíduos de Vila Real.

Prosseguindo na missão de servir o setor e os seus associados, impunha-se que a designação da associação acompanhasse um percurso de crescimento e esbatimento de barreiras. Mantendo-se o núcleo duro que suporta o objeto da associação e de acordo com o ponto 1 do Artigo 1.º dos Estatutos aprovados em sede de Assembleia Geral, em 17 de Abril de 2015, “A Associação adota a denominação social de ‘ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos’, com a atualização gradual de todos os documentos e instrumentos institucionais de funcionamento e divulgação. Quanto à imagem do logótipo, o carácter mantém-se, sem mudar nenhum aspeto.

No início de 2017, redesenhou-se o mapa da ESGRA, com a adesão da EGF, que se desvinculou no final do ano, e com a adesão, no final do mesmo ano, da ARM – Águas e Resíduos da Madeira.

A ESGRA representa atualmente 15 entidades, 13 das quais Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), no Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira – uma área de 40 554 Km2 (44% do Total Nacional) e uma população de 3,317 Milhões de habitantes (31%), correspondente a 1 557 196 toneladas de resíduos por ano (34%), produzidos nos Municípios que constituem a área de intervenção dos seus Associados.

A ESGRA é associada da Municipal Waste Europe (MWE), associação europeia sediada em Bruxelas e interveniente formal junto das instituições comunitárias – Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Comité das Regiões e fóruns especializados de Bruxelas, nomeadamente, no âmbito dos procedimentos legislativos em matéria de resíduos.