Encontros com o Setor

2018.05.29: Conferência “Recolha Seletiva de Resíduos: Fator-chave na Economia Circular

O Presidente da Direção da ESGRA, Paulo Praça, participou como orador na Sessão IV – “Biorresíduos”.

A conferência, organizada pela LIPOR em parceria com a ACR+, discutiu o papel da recolha seletiva de resíduos na economia circular, concentrando-se em dois fluxos específicos de resíduos (os plásticos e os biorresíduos), bem como as perspetivas futuras com o caso de fluxos muito específicos (fraldas, cápsulas de café, etc.). Foi apresentado, também, o contexto europeu e a abordagem portuguesa à economia circular.

 

2017.12.14: APEMETA – VII Encontro Nacional de Gestão de Resíduos – 5R

A ESGRA assistiu ao Encontro, na Fundação Cidade de Lisboa.

A dar início aos trabalhos, a intervenção do Secretário de Estado do Ambiente assentou sobre os pilares da hierarquia da gestão de resíduos, as palavrinhas mágicas que fazem correr o setor: RECICLAR, REPENSAR, RECUPERAR, RE(I)NOVAR, REDUZIR.

 

2017.12.04: e-GAR – Sessão de Divulgação e Esclarecimento sobre a Guia Eletrónica de Acompanhamento de Resíduos

Com o objetivo de facilitar a implementação em pleno das guias de acompanhamento de resíduos desmaterializadas (e-GAR), a APA e a ESGRA organizaram uma Sessão de Divulgação e Esclarecimento sobre as mudanças inerentes à utilização das e-GAR, orientada para os SGRU.

 

2017.11.28: ERSAR – Sessão de Esclarecimentos sobre o Regulamento Tarifário de Resíduos

A ESGRA participou no Seminário, representada por Cátia Borges, Diretora-geral da GESAMB.

 

2017.11.23: 4.º Meeting de Resíduos do Alentejo – “Os Resíduos na Economia Circular”

Realizou-se, em Évora, o 4.º Meeting de Resíduos do Alentejo, com organização do Instituto Politécnico de Beja, em parceira com os Sistemas de Gestão de Resíduos do Alentejo: AMCAL, VALNOR e as Associadas da ESGRA AMBILITAL, GESAMB e RESIALENTEJO.

Em representação da ESGRA, a Vice-presidente da Associação, Cátia Borges, apresentou ao Encontro uma Comunicação sobre “A Importância dos Resíduos na Economia Circular”.

 

2017.11.21: APESB – 10.ªs Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos

Representada pelo Presidente da Direção, Paulo Praça, a ESGRA integrou a Comissão de Honra das 10.ªs Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos.

A Secretária-geral, Carla Velez, assegurou a representação da ESGRA com a sua presença nesta iniciativa da APESB, realizada de 21 a 23 de novembro no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

 

2017.11.08: 12.ª Expo Conferência da Água – ESGRA integra Júri dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos, da ERSAR

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), responsável por premiar os casos de referência das entidades que prestam os serviços de águas e resíduos, convidou a ESGRA a fazer do júri dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos, tendo a ESGRA aceitado e indicado como representante da Associação Dionísio Mendes, Vice-Presidente da Direção.

A entrega das distinções realiza-se em dois momentos:

– Na vertente Águas em Cerimónia Solene, no final da 12ª Expo Conferência da Água, agendada para os dias 7 e 8 de novembro;

– A entrega das distinções na vertente Resíduos será realizada, também em Cerimónia Solene, no final do 12º Fórum Nacional de Resíduos, previsto para abril de 2018.

Ambos, 12ª Expo Água e 12º Fórum Nacional de Resíduos, são organizações do Jornal Água & Ambiente.

 

2017.10.13: POSEUR – Sessão Técnica de Esclarecimentos dos Avisos Abertos para a Valorização de Resíduos Urbanos

Dada a importância dos apoios no âmbito do POSEUR e a pedido da ESGRA realizou-se em Santarém (CNEMA) uma Sessão Técnica de Esclarecimentos dos Avisos Abertos para a Valorização de Resíduos Urbanos.

Pela ESGRA, Dionísio Mendes, Vice-presidente da Direção, deu as boas vindas aos participantes nesta iniciativa que se realizou no âmbito da atividade da ESGRA, de assunção de uma posição clara na defesa do interesse dos seus Associados e na prossecução dos objetivos estratégicos nacionais em matéria de resíduos urbanos.

 

2017.09.18: XIII CNEA – Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente

No programa do XIII CNEA: Desafios das Cidades Sustentáveis e Inteligentes, Inovação nos serviços ambientais, Papel das empresas, Tecnologias digitais nos Setores da Água, Resíduos, Serviços Climáticos e Mobilidade Sustentável, Financiamento da Inovação, Papel das Universidades.

A ESGRA esteve no Congresso, representada pela Vice-presidente da Direção, Cátia Borges, e pela Secretária-geral, Carla Velez.

 

2017.09.08: Sessão de Apresentação Pública do Plano de Ação para a Economia Circular

A ESGRA esteve na sessão de apresentação do Plano de Ação para a Economia Circular, realizada na Universidade de Aveiro, no dia 8 de setembro. No âmbito desta apresentação foi explanada a importância deste Plano para a transição do modelo de desenvolvimento de uma economia linear para um modelo de economia circular, destacando que atualmente, a nível global, apenas 7% dos materiais são reciclados. O Plano de Ação visa incidir sobre os produtos; o consumo; o conhecimento; os resíduos e matérias-primas secundárias.

 

2017.07.27: Sessão de apresentação do Relatório Final do Estudo sobre a “Caracterização da Produção da Fração Resto em Portugal e Avaliação do Potencial de Valorização”, no Auditório da Universidade de Coimbra

A sessão foi destinada aos Associados da Associação Smart Waste Portugal, promotora do estudo.

Do Sumário Executivo:

«Portugal percorreu um longo caminho na gestão dos resíduos urbanos (RU), tendo conseguido nas últimas duas décadas encerrar as lixeiras que povoavam pelo nosso território, garantir a eliminação controlada e segura dos RU e aumentar as taxas de valorização de RU. Contudo, mantemos ainda uma dependência considerável da deposição de resíduos em aterro, seja diretamente após a sua recolha ou como residuais dos processos de tratamento. Em particular, nas unidades de triagem, de tratamento mecânico (TM) e de tratamento mecânico-biológico (TMB), os resíduos que não são encaminhados para valorização acabam por constituir a fração resto destas unidades, acabando, em grande parte, por ser enviada para aterro por falta de alternativas para a sua valorização. Com o objetivo de resolver este problema, particularmente face ao aumento esperado da produção de fração resto, Portugal estabeleceu uma estratégia para os combustíveis derivados de resíduos (CDR), atualizada posteriormente pelo PERSU 2020, cujos impactes ficaram aquém da dimensão do problema. A esta realidade acrescem ainda as dificuldades associadas à operacionalização da Estratégia Portugal 2020 para o setor dos RU e a sua aplicação e às propostas de revisão das Diretivas europeias. Estas últimas, apesar de ainda em discussão, demonstram uma ambição reforçada para o período 2020-2030, incluindo novos objetivos como a redução da deposição em aterro.»

 

2017.07.13: Seminário APEMETA – Cidade Mais, + Ambiente – “O Presente e o Futuro da Gestão de Resíduos em Portugal”

A ESGRA participou neste Seminário, realizado no Auditório da LIPOR, em Baguim do Monte.

No Painel da manhã, PRESENTE – O SIGRE EM CONCORRÊNCIA, o Presidente da Direção, Paulo Praça, fez uma Comunicação ao Seminário sobre “O PAPEL DO TMB NO CUMPRIMENTO DAS METAS DO PERSU 2020 E O SEU CONTRIBUTO PARA A ECONOMIA CIRCULAR”. O Presidente da Direção da ESGRA participou também nos trabalhos da tarde, no Painel FUTURO – HORIZONTE 2030, com uma Comunicação intitulada “A REVISÃO DAS METAS DO PERSU 2020 E DESAFIOS PARA 2030”.

 

2017.07.12: Seminário APESB “A gestão dos biorresíduos na Catalunha. A recolha seletiva, a valorização”

No âmbito das atividades da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, e cumprindo a vontade de incrementar o conhecimento e a troca de experiências em matérias consideradas relevantes para a política nacional de gestão de resíduos, A APESB organizou, no âmbito do Grupo de Trabalho Economia Circular, uma sessão, com a presença de especialistas na temática.

A ESGRA participou no Seminário, representada por Ana Silva, Diretora Técnica da GESAMB.

 

2017.04.19: 11.º Fórum Nacional de Resíduos

Lisboa acolheu nos dias 19 e 20 de abril a 11ª edição do Fórum Nacional de Resíduos, iniciativa de periodicidade anual com a marca do jornal Água & Ambiente, do Grupo About Media, que reúne um número alargado de intervenientes no setor dos resíduos para discutir assuntos da atualidade do setor, debater ideias e apresentar novidades no âmbito da atividade de gestão e tratamento de resíduos.

A ESGRA tem participado regularmente no Fórum Nacional de Resíduos.

Este ano, novamente convidada pela organização, a Direção da ESGRA participou no FNR. O Presidente da Direção interveio no painel IV, que encerrou o Fórum: O FUTURO DA GESTÃO DE RESÍDUOS: MÉRITOS E DEMÉRITOS DA DELIMITAÇÃO DE SETORES.

 

2017.03.16: Seminário APEMETA – Green Business Week – Conferência AcquaLive 2017 – “Waste 2 Business”

O Presidente da Direção da ESGRA for orador nesta iniciativa. Paulo Praça apresentou, no Centro de Congressos de Lisboa, uma Comunicação sobre “A Revisitação do PERSU 2020”.

 

2017.03.09: Seminário / Reunião dos Grupos de Trabalho APESB “Economia Circular em Ação. A Valorização Energética no Quadro da Economia Circular”

A ESGRA participou nesta iniciativa da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), representada por Cátia Borges, Vice-presidente da Direção, e Carla Velez, Secretária-geral.

Cátia Borges apresentou ao Seminário “A Valorização Energética, desafios e oportunidades no universo ESGRA”.

 

2017.03.07: Jornadas Técnicas MOVITER/LNEC “Gestão de Resíduos – Eficiência na Utilização de Recursos”

Convidada pela organização a integrar o painel de Oradores, a ESGRA participou nesta iniciativa realizada em Lisboa, no Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O Presidente da Direção, Paulo Praça, apresentou às Jornadas a Comunicação “O contributo das Unidades de Tratamento Mecânico e Biológico para a gestão de resíduos e utilização de recursos”.