Conferência: “Recolha Seletiva de Resíduos: Fator-chave na Economia Circular”

  • 0

Conferência: “Recolha Seletiva de Resíduos: Fator-chave na Economia Circular”

O Presidente da Direção da ESGRA participou na Sessão IV – “Biorresíduos”

Recolha Seletiva de Resíduos: Fator-chave na Economia Circular

(Porto, 29 de maio de 2018)

«Para atingir as novas metas de reciclagem, os sistemas de recolha de resíduos devem ser atualizados e a participação dos produtores de resíduos nas soluções deve ser aumentada. As autoridades públicas têm que desenvolver abordagens inovadoras em colaboração com os outros atores da cadeia de valor da reciclagem: recicladores, produtores, empresas de gestão de resíduos… de modo a garantir que a recolha de resíduos responda aos objetivos da economia circular.»

A conferência, organizada pela LIPOR em parceria com a ACR+, discutiu o papel da recolha seletiva de resíduos na economia circular, concentrando-se em dois fluxos específicos de resíduos (os plásticos e os biorresíduos), bem como as perspetivas futuras com o caso de fluxos muito específicos (fraldas, cápsulas de café, etc.). Foi apresentado, também, o contexto europeu e a abordagem portuguesa à economia circular.

Oradores, na Sessão IV – “Bioresíduos”: Alexandra Loidl, Graz; Céline Schaar, Brussels Evironment; Paulo Praça, ESGRA / Resíduos do Nordeste; Daniel Pinto, Vítrus; Paulo Marques, Esposende Ambiente; Constantino Azevedo, SMSB de Viana do Castelo.