Subtração de OAU e danificação de Oleões localizados na via pública e sob a responsabilidade dos SGRU

  • 0

Subtração de OAU e danificação de Oleões localizados na via pública e sob a responsabilidade dos SGRU

RN_Bragança (1)

Os Oleões localizados na via pública, em todo o país, sob a responsabilidade dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), têm sido alvo de ações indevidas de danificação dos equipamentos e subtração dos óleos alimentares usados (OAU).

A ESGRA deu conhecimento desta situação ao Governo, alertando para uma situação que tem vindo a ocorrer já há algum tempo e que se tem tornado mais frequente, justificando-se um alerta e a tomada de diligências adequadas, ao alcance da tutela, com vista à promoção da resolução deste problema.

Com efeito, trata-se de uma prática relativamente corrente e generalizada que tem motivado a apresentação de queixas por parte dos Associados da ESGRA junto das autoridades locais com as quais os SGRU têm colaborado na prestação de informação, mas sem resultados, quer ao nível da recuperação dos danos causados, quer da diminuição da sua ocorrência.

Para além da subtração indevida de OAU, esta prática provoca danos nos equipamentos onde são depositados os óleos alimentares usados e, dada a sua frequência, tem-se traduzido num agravamento dos custos suportados pelos SGRU.

Em termos de consequências gravosas destas recolhas paralelas indevidas de OAU, podem ainda considerar-se eventuais danos para a saúde pública, uma vez que se desconhece o destino dos óleos alimentares usados que são subtraídos dos Oleões, escapando ao controlo das autoridades.

As imagens aqui publicadas são exemplificativas e esclarecedoras relativamente a uma situação que prejudica objetivos de sustentabilidade ambiental e sanitária.

 

RN_Bragança (1)RN_Bragança_SantiagoRN_Bragança