Ambisousa investe para atingir os valores de reciclagem definidos para 2020

  • 0

Ambisousa investe para atingir os valores de reciclagem definidos para 2020

Ambisousa

A taxa de reciclagem da Ambisousa – Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos do Vale do Sousa chegou aos 33,58% em 2015. Um ligeiro aumento em relação aos resultados conseguidos em 2014, mostra o Relatório Anual da Reciclagem desta Associada da ESGRA.

No ano passado, cada habitante encaminhou para as estações de triagem da Ambisousa, em média, 20 quilos de resíduos. A meta traçada pelo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos – PERSU 2020 prevê que esse valor deve chegar aos 32 quilos, em 2020, o que exigirá esforço da Ambisousa e dos municípios.

Para cumprir os objectivos e promover o aumento da recolha selectiva e a retoma de materiais recicláveis, a Ambisousa vai apostar na manutenção da rede de ecopontos e na implementação selectiva porta-a-porta, num investimento de cerca de 2,3 milhões de euros, a realizar nos próximos quatro anos.

O PERSU 2020 prevê o aumento da retoma de resíduos recicláveis através de recolha seletiva para 47 quilos por habitante/ano em 2020, o aumento da percentagem de resíduos urbanos reciclados para o dobro, de 24% (em 2012) para 50% (em 2020), e também a diminuição da deposição de resíduos biodegradáveis em aterro, para 35%.

No caso da Ambisousa, de acordo com o Plano de Acção do Sistema do Vale do Sousa – PAPERSU, apresentado em Abril de 2015, a meta de recolha selectiva para alcançar em 2020 é de 32 quilos por habitante/ano; a de preparação para reutilização e reciclagem é de 35% e a meta máxima de deposição de resíduos biodegradáveis em aterro é de 50%.

Para atingir estes objetivos, a Ambisousa definiu que ia intervir:

  • Na prevenção da produção de resíduos;
  • No aumento das recolhas selectivas e da retoma de materiais recicláveis
  • Na valorização de resíduos e no desvio de aterro.

Informações em detalhe podem sobre este esforço de investimento da Ambisousa, com dados concretos de metas atingidas e objetivos a alcançar podem ser consultados na notícia do semanário regional de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo – Verdadeiro Olhar.